03/10/2017

Resenha: Jogos Vorazes




E aí, pessoal? Tudo bem com vocês? Eu espero que sim. Meu planejamento de leitura mudou completamente, e esse ano desenvolvi um amor por trilogias, sagas e séries. Principalmente Percy Jackson, que já citei todos os livros que li (aliás, se alguém tem alguma indicação de livro sobre mitologia grega comenta aí em baixo ou me mando no direct do instagram). Acabei chegando numa fase de livros com continuações, e lógico que Jogos Vorazes não poderia faltar. Eu já tinha visto os filmes, esse post é para comentar sobre o primeiro livro: o que eu achei da trama, do designer da capa, da escrita da autora e todo resto. Vamos direto ao post.


Descrição: Num futuro distante, a população da América do Norte se divide em 12 distritos. Todos os anos, cada distrito é forçado a enviar um menino e uma menina para competir em um jogo mortal, e lutar entre si até restar apenas um sobrevivente.

Autora: Suzanne Colins. 

Lançamento: 29 de Maio de 2010, no Brasil.


Minha opinião geral: Como eu já disse, já assisti aos filmes tendo então uma ideia do que já iria acontecer. Jogos Vorazes é um livro muito impactante, porque aos olhos da Katniss nos sentimos dentro do jogos. A autora conseguiu transmitir as emoções dos personagens de uma forma que você se sente dentro daquilo, participando do mesmo sistema dos 12 distritos, da opressão da Capital. E sabemos que a autora alcançou seu objetivo em nos mostrar que não é muito diferente do que acontece na vida real. Em relação aos personagens, percebi que o filme seguiu bem mas não totalmente. E o livro é muito, muito, muito bom mesmo. Merece ser lido e relido

A autora: A Suzanne conseguiu transmitir um futuro alternativo como se fosse real. Eu sei exatamente que foi essa a intenção, mas ela conseguiu nos deixar próximo dos personagens e da vida precária do distrito 12. Trouxe um incomodo a querer descobrir o final da trama inteira, não é aquele livro "tanto fez, tanto faz", sabe? Me identifiquei muito com as características da Katniss, senti de imediato uma simpatia pela personagem, como se ela fosse se materializar e virar uma amiga próxima. É uma verdadeira delícia ter essa conexão. A escrita da autora é excelente, mas ela corta detalhes que as vezes me deixa confusa como o que a Katniss está usando mas na maioria das vezes ela retrata de uma forma que se sentirá dentro da história. 

O filme: Seguiu quase tudo do livro, mas obviamente o livro traz bem mais detalhes a cerca da vida da Katniss e de sua personalidade. Gale e Prim são personagens de importância na vida da Katniss, no filme podem ser um pouco menosprezados pelo expectador. Achei o filme envolvente, da mesma forma do livro. 

A capa

 


De todas as capas, essa é a minha favorita. É a que mais me atraiu. Vocês sabem que costumo ler livros em bibliotecas, e é basicamente por isso que não uso as minhas próprias fotos, na maioria das vezes os livros não estão em tão bom estado assim.




Essa é a transformação do tordo, que eu amo <3 Dividi esse post em três, se não ele ficaria enorme e não é essa a minha intenção. Enfim, eu fico por aqui! Espero que eu tenha pelo menos te dado um gostinho de ler ou assistir aos Jogos Vorazes. Beijos e até a próxima 💗


Nenhum comentário :

Postar um comentário