28/01/2016

Resenha: Um Ano inesquecível











Hoje é dia de resenha, há um tempo que não posto exatamente NENHUMA, mas lembrei que tinha lido esse livro de quatro escritoras famosas brasileiras (que sou fã, Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças). Desde o final de 2014 já estava afim de comprá-lo, pois vi a Bruna no canal dela falando sobre os planos dela para 2015, e quando soube que já estava disponível nas livrarias foi uma loucura só, e estava perto de ir para a Bienal, aproveitei e comprei lá! E finalmente, li. E nessa resenha, vou tentar colocar tudo o que eu achei legal!


Eu simplesmente, amei esse livro! Valeu bem a pena o investimento nele. Espero que assim que você lerem o post, você tenham vontade de ler.


Descrição:
"Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas... E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar.
Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!"
De todos os quatro contos, o que eu mais me identifiquei foi com o Inverno (Paula Pimenta). Além de eu ter me identificado com a Mabel , me lembrei de umas situações que vivi e que sempre vivo.



Enquanto a neve cair: O conto da Paula, foi toda contada pela a Mabel. Uma menina que é apaixonada pelo Igor, eles tiveram um caso e depois disso definitivamente ele não quis saber dela e nem para os sentimentos dela. Certa vez, todos os amigos vão "acampar" num sítio, que esse Igor vai. E ela até foi convidada, mas ela iria viajar para o Chile, um lugar que seus pais amam estar. Então, ela faz um chilique, querendo ir ao sítio. Mas acaba que ela aproveita a viajem, e conhece até um cara que faz ela esquecer do tal do Igor.

"Ah, porque essa história foi a que você mais gostou?", pelo simples fato de que eu faria as mesmas coisas, de todas as situações contadas no conto, eu seria a Mabel 2. Bom, vi algumas resenhas do Um Ano Inesquecível espalhadas pela a internet de blogueiros diferentes, e notei que a maioria dos blogueiros não gostaram da Mabel de inicio, só um pouco a frente no conto. Eu já sou um pouco diferente, de cara já me apaixonei pelo jeitinho da Mabel (mesmo que ela pareça meio mimada), porém não curti algumas atitudes dela na trama, mas foi isso que faz correr a trama toda do conto da Paula. E eu simplesmente amei. Basicamente, é um conto suave, contando uma fase da vida que é bem legal de se curti. Amores, viagens e tudo o que há de mais legal.









O som dos sentimentos: Esse conto é narrado pela Babi, esse foi um conto que curti muito, o conto é centrado na Anna Julia que está vivendo o último ano do ensino médio, e que vive nessa correria de estudos, Enem, vestibular, últimas provas e tudo mais. Anna, entra em um estágio de advocacia obrigada pelo pai a trabalhar no escritório de um dos seus amigos. Mesmo ela querendo ser advogada ou juíza, ela não gostava do estágio, porque ela fazia cópia de papeis e fazendo a parte chata das coisas. Em meio a correria entre a Paulista, ela acaba conhecendo um músico que acaba fazendo-a mudar.

Esse conto foi um dos que eu mais gostei, mesmo sendo o que mais demorei a ler! Mas, gostei do jeitinho da Anna Julia mas não me identifiquei nem um pouquinho com ela, ela é centrada, estudiosa e além de tudo, é boa em matemática. Bom, já o João Paulo, me apaixonei por ele de cara, amei todo o jeitinho de ser dele. Sabe aquele cara apaixonante? Então, esse é o João Paulo. E eu não sei até agora como a Anna Julia não se apaixonou de primeira kk. E acabou o conto com um gostinho de quero mais. Esse conto foi apaixonante.







Matemática das flores: O conto da Bruna (Bruna, sua linda!), é contado pela a Jasmine, uma jovem que também está nessa parte de Enem, vestibular, últimas provas, escolha de profissão e tudo mais. Porém, diferente da Anna Julia, Jasmine não sabe qual faculdade fazer e detesta matemática. Jasmine, tem os cabelos lindos e cacheados, e aconteceu uma confusão sobre isso. Bom, nesse meio tempo, Jasmine tem muita dificuldade em aprender sobre os números. E acaba que ela terá que fazer reforço, com o professor mais mala que ela tem. Porém, esse professor fica ocupado e não pode ajudá-la, ele coloca em seu lugar o Davi, cursa o primeiro ano de engenharia e é ex-aluno desse professor. E antes que você (leitor) pergunte, a Jasmine tem um grande final feliz que me surpreendeu!

E o conto da Bru, foi o meu segundo conto favorito no Um ano inesquecível. Para mim, o conto da Bru, é o que é mais desenvolvido. Tanto pela a parte dos cachos da Jasmine, tanto pelo o romance da Jasmine e o Davi. Bom, o Davi (que é super inteligente e carioca! ♥), ele é o candidato perfeito pra quem precisa tirar um 10,00 numa prova de matemática. E o nome desse conto caiu como uma luva sobre a história em si. Basicamente, o que eu mais gostei do conto foi a parte em que a Jasmine descobri o que ela quer fazer da vida dela, foi bem inspirador. Definitivamente foi o meu segundo conto favorito.







Amor de Carnaval: Esse conto foi narrado pela a Thalita, e por incrível que pareça, eu não gostei tanto do conto! PARA MIM, foi o conto mais fraco do livro. Tratasse, de três amigas, Inha, Kaká e Tati! Aconteceu que a Inha estava sofrendo pelo ex-namorado, Alex que a trocara pela a Aline Brás. A Tati e a Kaká incentivam ela partir para a próxima, e decidem aproveitar uma noite em um camarote no carnaval, que o irmão da Tati, jogador reserva do flamengo que por sorte começou um namoro para lá de estranho com a cantora "Kelinha Kero-Kero" (cantora de funk super famosa, no livro), e a Inha acaba conhecendo o garoto dos olhos de kiwi, o Guima. E acaba que ela vivi uma confusão com esse Guima.

O que eu gostei do conto foi a parte de valorização dos personagens. Todas as histórias "secundárias" no conto, são bem pensadas. Porém, eu detestei o resto do conto, e achei que a Thalita deveria ter caprichado um pouco mais nesse conto. Achei também, que por ela ser a mais "experiente" seria (talvez) o melhor conto de todos os quatro. Foi decepcionante terminar o livro com esse conto! Talvez, você tenha gostado, e todos nós temos opiniões diferentes. A Paula, Bruna, Babi estão de parabéns pelos contos, mas o conto de verão foi o pior do livro, e ninguém deveria ter deixado esse conto entrar no livro. Porém, o conto não foi totalmente ruim porque a Thalita demonstrou a vida da Inha e das amigas dela muito bem. Eu gosto da Thalita, inclusive tenho outros livros dela, mas nesse ela realmente deixou a desejar.

















Não sei se você achou a mesma coisa que eu, mas, eu adorei todos os outros contos. Bom, espero que você tenha gostado da pequena resenha que fiz! Na verdade, foram apenas alguns comentários sobre os contos. E quem ainda não leu, corre para pedir emprestado pra aquela amiga. Um beijo, e  até o próximo post ♥



Nenhum comentário :

Postar um comentário